domingo, 1 de fevereiro de 2015

Resenha // A Grande Aventura: A Lenda - Luiz Amato



Livro: Série A Grande Aventura: A Lenda
Autora: Luiz Amato
Volume: 1 de 3
Editora: Amazon
Gênero: Ficção/Aventura
Literatura Nacional
Ano: 2014
201 páginas
Onde comprar: Versão digital

Uma aventura de tirar o fôlego.
Para você que gosta de ficção,
enigmas, suspense e ação, tudo isso
em uma leitura fácil e gostosa.
Conviva com personagens carismáticos
e interessantes. Viaje pelo tempo, nas
Cruzadas, século 12, ou em uma masmorra
na Inglaterra, no século 15. Aventure-se
por cemitérios esquecidos, corredores
misteriosos e um laboratório de
manipulação genética. Conheça o
"Setor de Lendas" da igreja em Roma.
Prepare-se, isso é só o começo.


A Lenda é o primeiro volume da série A Grande Aventura, do nosso super simpático autor parceiro Luiz Amato. Já fizemos uma entrevista com ele aqui no blog (clique aqui), e agora vamos a resenha desse livro que me lembrou aqueles filmes tipo A Lenda do Tesouro Perdido e O Código da Vinci, que eu adoro, aliás.
A história começa quando tremores de terra atingem a Itália, na região da Gruta di Cane. Boatos correm entre os moradores de que esta caverna é mal assombrada e habitada por criaturas amedrontadoras, que capturam almas pecadoras. Esses boatos chegam ao Padre Ângelo da igreja de Roma, onde existe o Setor de Lendas, que cuida de crenças, fenômenos e mitos como esse. A dupla Paulo e Lazlo é chamada para a investigação do caso, e após passarem alguns perigos na gruta, encontram alguns ossos e uma arca com pergaminhos antigos. Depois de analisados, é constatado que estes pergaminhos datam de "antes de tudo". Como eu disse, esse é só o comecinho do mistério, a partir daí tem de tudo nessa história ;)
"A igreja católica em Roma, tem membros com as mais diversas atribuições, como padres que cuidam da parte administrativa, ou pacientes irmãos que escrevem sua história. Padre Ângelo tinha uma atividade bem definida e, do ponto de vista da maioria dos seus "superiores", de suma importância. Era o responsável pelo departamento denominado, nos meios burocráticos, de "estudos equacionais". Porém ele e sua equipe gostavam de tratá-lo por um nome bem mais simples: "Setor de Lendas"."

Nacional surpreendente pra quem gosta de enigmas, mistério, suspense e altas aventuras; A Lenda leva o leitor para épocas e lugares dos mais inusitados. Difícil acreditar que coube tudo em um livro! (apesar de ser uma trilogia, rs)
Com capítulos curtos que facilitam o ritmo e entendimento da leitura, e a narrativa instigante e inteligente do autor, A Lenda foi um livro que me ajudou a ver além das minhas preferências de leitura.
Um elemento diferente do livro que eu gostei muito foi a mistura entre religião e ciência na história, que podia ser simples assim na vida real, haha. Mas ainda acho que a Igreja Católica realmente deve ter algo como o Setor de Lendas XD Outra coisa foi o foco não só no lado histórico das coisas, mas o acréscimo da ficção científica também.
Sabem aquela hora no livro ou filme em que os personagens estão tentando desvendar algum enigma, e aí eles começam a falar um monte de coisas que você não consegue acompanhar o raciocínio, mas têm lógica no final? hahaha Então, admiro quem cria esse tipo de coisa (e cara, imagina a pesquisa por trás disso? :O), e o Luiz faz isso muito bem no livro, ele parece ser muito inteligente e gostar muito de matemática. Dito isso, apesar da "menina de humanas" aqui ter ficado perdida em alguns momentos, a história é muito interessante e te deixa curioso pelas resoluções.


Sobre os pontos negativos, começo falando das descrições. Eu tenho um lado totalmente pessoal que não gosta de páginas e páginas descrevendo um lugar (sendo exagerada) nos livros, o que também afeta meu lado "escritora": faço ótimos diálogos mas sou super objetiva nas descrições, rs. Mas isso é de cada leitor. O problema desse livro é que ele já é descritivo por natureza, mas ainda tem um elemento a mais: as descrições numéricas. Coloquei um exemplo abaixo e isso acontece em vários momentos do livro, principalmente no começo. Enfim, achei um pouco exagerado e acabou me incomodando =/
"As estantes eram dispostas em quatro lances principais de dois metros e meio cada, subdivididas em cinco fileiras de meio metro. Começavam a partir de três metros do piso, totalizando treze metros de altura."
Quanto à edição, A Lenda foi publicado através da Amazon (acho que o Luiz foi um dos primeiros autores a publicar por lá, assim que anunciaram o serviço). O livro tem as páginas amareladas \o/, e a diagramação é simples, com duas falhas que podem ser consertadas na próxima edição: a falta de numeração das páginas e o corpo do texto não-justificado. A capa do livro eu acho condizente com a história, mas igualmente simples. Também encontrei alguns erros no texto.
Já os personagens foram um caso à parte. Como já foi citado existem vários padres na história, e também criaturas estranhas. Eu não consegui me conectar ou me identificar com os personagens do livro, até o doutor Watters e seu companheiro Sahij aparecerem. Foram dois personagens com os quais simpatizei muito, e a partir da entrada deles a história ficou melhor ainda e mais divertida. Acredito que se eles não existissem o livro não seria o que é.
Segundo ponto, muito curioso: a ausência de personagens femininas na história :O Pra não dizer ausência total, tem uma sábia chamada Fratter Tercanjullus que aparece rapidamente, e depois a integrante do grupo chamado "Los Sinistros" (sem explicações spoilerentas kk) chamada Janis B Smith, que é mencionada no final do livro e provavelmente será explorada no segundo, assim como esse grupo. Sei lá, nunca tinha lido um livro com tantos homens e praticamente nenhuma mulher XD


Legal num livro é que quando você pensa que as coisas estão se resolvendo, vem uma reviravolta e mostra que só estão começando. Por esse primeiro volume deu pra perceber que ainda tem muitas descobertas pela frente, foi um livro mais introdutório mesmo. O final te deixa muito ansioso para ler a sequência, até porque nem um terço dos problemas foram resolvidos ainda.
Fazendo uma retrospectiva geral da leitura, fiquei com a impressão de que faltou algum elemento para encantar "de uma vez por todas" o leitor, mas não sei dizer exatamente o quê. Considerando minhas observações e dando crédito pela história super criativa, retirei 1 estrela da avaliação.
Luiz, muito obrigada pela oportunidade de ler seu livro e desculpa a demora da resenha, sucesso!
Pra quem se interessou pela leitura, o autor está organizando um Book Tour de A Lenda, é só comentar nesse post lá no facebook ;)
E por hoje é só meus amores, beijos e preparem-se para A Jornada (vol. 2)!
"Eles começavam a se movimentar. A possibilidade de descobertas deixava o ambiente como que eletrizado. Parecia haver bem mais que os onze padres."
Avaliação
Muito bom

18 comentários:

  1. Oi!
    Estou curiosíssima para ler esse livro do Luiz.
    Desde que participei da semana de lançamento, me interessei pela premissa. E parece ser um livro incrível mesmo!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista do mês. Está valendo um vale presente e um livro surpresa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro histórias com essa temática, sempre me encantaram!
    A lenda parece ter uma boa premissa, gosto desse clima de mistério. Fiquei com vontade de ler *-*

    Beijo.
    http://www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Carol, tudo bem? O Luiz parece ser super querido mesmo, pelo que vejo na facebook. Adorei a sua resenha pq tipo, super me identifiquei hahha. Também tenho problemas com livros muito descritivos e isso também se reflete na minha escrita. E vc já deve ter percebido isso, hehehhe.
    Esse trecho numérico é de matar, kkkkk
    Eu acho estranho livros sem mulheres. Li um assim esses dias e isso me incomodou bastante :( , mas é algo pessoal, ahhaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláa Carol, como vai??
    Esse tipo de leitura não faz muito bem o meu gênero, mas como você disse: "A Lenda foi um livro que me ajudou a ver além das minhas preferências de leitura.", então acho que eu daria uma chance sim, porque parece ser muito bom! Achei legal-talvez-, do fato de não ter quase nenhuma mulher, nunca li um livro assim >.< E esse trecho numérico? Meu deus! hahahaha
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ja ouvi falar desse livro, mas nunca li !
    Adorei a resenha, e a foto perto da torre eiffel ficou linda.


    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante o enredo do livro, me lembrou Dan Brown mesmo. Gostei que você pontuou os pontos bons e 'ruins' do livro, da história até a diagramação ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não conhecia o livro e confesso que nem me interessei muito em ler a história, mas parece ser bacana pra quem curte. Esse negócio de ter mais personagens homens é complicado mesmo!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Primeira vez que visito o blog de vocês! Adorei!!
    Amei o jeito com que escrevem, o layout é uma fofura!! Já estou seguindo!!

    Com relação ao post, ainda não conhecia os livros e nem o autor, mas já anotei a dica... e pelo que li lembra mesmo O Código da Vinci... gosto de livros que abordam esse tema!

    Parabéns pela resenha!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse tipo de história é uma das minhas favoritas. Adoro um bom mistério, e esse ritmo de ir descobrindo as coisas ao longo do livro deixa tudo mais interessante!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  10. Oie Carol =)

    Sempre que visito o seu blog fico conhecendo um livro novo *-*
    A premissa desse parece ser ótima! Adoro livros que me surpreendem que que a cada novo capítulo traz um fato novo.
    Dica mais que anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Oi, Carol! Ainda não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante! Super curti a premissa da história e adorei a capa do livro! Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia o autor, mas achei o tema do livro interessante.
    Adorei sua resenha, ficou muito clara.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. O livro me pareceu de assuntos que eu amo, então super me interessei! Gosto de livros que possuem reviravoltas, dá um gostinho diferente na leitura. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que linda a capa, um ótimo texto e um enredo surpreendente. Já estou correndo pra encontrar esse livro. Amei!

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas achei que o enredo é bem bacana... Deu até curiosidade de ler... hehe

    Beijão
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Já tinha ouvido falar desse autor, e "A lenda" já está na minha lista, principalmente depois dessa resenha!!!
    Obrigada pelo comentário lá no blog!
    Bjos!!!

    naoeaterradonunca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Esse livro me pareceu bem interessante,achei o enredo bem legal...Deu uma certa curiosidade de Ler.
    Beijos
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que interessante!
    Não conhecia esse e achei bem legal, além de achar linda essa capa!
    Também não sabia que havia edição física do Amazon... enfim, vivendo e aprendendo (conhecendo outros blogs e aprendendo, rs). :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D